Olá,sintonizados! Que saudades de vocês.Nossa,quantas saudades sinto desse meu cantinho. Eu tenho que fazer um post explicativo,mas isso é para depois. Por hoje, trouxe essa resenha pra vocês.

Título: Sombra e Ossos
Título Original: Shadow and Bones
Autora: Leigh Bardugo
Trilogia: The Grisha #1
Editora: Gutenberg
Capa e sinopse : Skoob

O que é infinito? O universo e a ambição do homem." Pág. 145

E vamos falar sobre Sombra e Ossos? Primeiramente, devo admitir que o livro não alcançou minhas expectativas. Não que seja um livro completamente ruim , não mesmo - há pontos positivos - mas por motivos de iniciar a leitura com expectativas afloradas.

O fato de evitar ler e/ou ver resenhas antes de ter lido qualquer livro é algo que levo bastante em consideração. Gosto de ir de olhos fechados para conhecer o universo do livro, pois assim dou chances reais, e não influenciadas, para este me conquistar ou não. E não quis dizer que só pego qualquer livro aleatório e vou ler, sem saber do que ele se trata. Não mesmo. As sinopses têm o seu papel.

Mas, voltando para o livro Sombra e Ossos, a escrita da autora Leigh Badurgo é daquelas descritivas mas feita de tal forma que você vai lendo e nem perceber o folhear das páginas.Sério, se você procura um livro do gênero fantasia que tenha uma narrativa fluida, Sombra e Ossos é o livro.

O cenário no qual a história se passa é em Ravka, nos arredores da Rússia. A autora incorporou vários termos que nos permite ainda mais ter a sensação de de que estamos realmente lendo algo característico desse país. Isso em termos do vocabulário,é claro. Quanto as características como paisagem,clima,etc não sou capaz de opinar pois só estive lá em sonhos. Ah, a imaginação é linda!

A ideia do universo criado pela autora, misturando humanos e os grishas - pessoas que têm poder de controlar os elementos - também é um ponto interessante e influencia no desenvolvimento da trama. . A forma como ela dividiu a sociedade dos Grishas pode ficar um tanto confusa mas temos um guia no início do livro pra nos auxiliar. 

E quanto aos personagens, tcharam! Sim, se tem algo que contribue significamente para que um livro me cative, esse fator sem dúvidas são os seus personagens. Sejam estes os principais ou secundários. E esse ponto foi um divisor de águas quanto a minha afeição com o livro. A personagem feminina principal não me convenceu em certos aspectos. Alina é altamente influenciável e insegura. Ela realmente precisa de uma dose de amor próprio Não sei se a Leigh fez isso propositalmente para mostrar a evolução da protagonista durante a trilogia,ou se foi realmente uma falha. 

"Eu sempre tinha sido uma ninguém, uma refugiada, de uma vila sem nome, uma menina magrela e desajeitada se movendo sozinha pela escuridão adensada."

Em contrapartida devo mencionar o personagem que despertou meu singelo interesse: O Darkling. Ele foi o personagem mais interessante do livro,pra mim. Leigh acertou em cheio na construção dele em todos os sentidos. Sobre a sua personalidade: uau.Esse é daqueles que você não sabe se odeia amar ou ama odiar. Quem também encontra-se nessa categoria é o Sebastian de Os Instrumentos Mortais.
Eu não abandonei totalmente essa trilogia ainda, quem sabe um dia, um ano, possa surgir algo que me cative 
novamente. Lerei Six of Crows pois soube que a história desenvolve-se no mesmo universo,e isso definitivamente foi algo que gostei em Sombras e Ossos. 



Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.



E quanto a vocês,já leram o livro? Compartilhem suas opiniões!
Beijinhos sintonizados =D

Deixe um comentário

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)