Olá,sintonizados!

Hoje vamos comentar sobre um livro que li e adorei: Trono de Vidro, de Sarah J. Maas.


Título: Trono de Vidro 

Título Original: Throne of Glass

Autora: Sarah J. Maas
Série: Trono de Vidro  

Editora: Galera Record
Ano: 2013
Número de páginas: 392


Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.




O livro Trono de Vidro me conquistou logo nas primeiras páginas! Esse é um daqueles livros que quando você começa a ler e não consegue largar e quando termina anseia por mais. Sério, uma história de fantasia medieval plausível combinada com uma narração surpreendentemente instigante fez isso acontecer comigo.

A história se passa no reino de Adarlan, onde a magia não se faz presente há muitos anos. Um rei possessivo e manipulador pune com rigor todos aqueles que insistem em infringir as suas leis e dentre eles, destaca-se Cealena Sardothien, uma jovem assassina de 18 anos. Após cometer um deslize, ela acaba sendo capturada e feita prisioneira nas minas de sal de Endovier, local de muita tortura e trabalho escravo, onde é impossível escapar com vida. 
Entretanto, ela tem a chance de sair e lutar por sua liberdade.  Cealena recebe uma proposta do príncipe Dorian, que consiste em participar de um torneio que reunirá os piores assassinos do reino, e sair vencedora, isto é, ser a campeão do rei, ficar no cargo por três anos no e então terá a sua liberdade concedida. 


                                                    "LINDA E LETAL.
                                               VENCER É SEU DESTINO."
 
O livro apresenta ao leitor um misto de acontecimentos fantásticos, com diversas criaturas envolvidas, contribuindo para ótimos momentos de ação e suspense. 

A narrativa que a autora dispõe nas páginas é algo que deve ser considerado significativo, pois além de ser em terceira pessoa, permitindo que tenhamos um panorama geral da história, é bem simples e objetiva, o que contribui na agilidade da leitura.E o melhor, os diálogos são recheados com tiradas sarcásticas e irônicas que rendem cenas divertidas. 


As cenas do torneio são responsáveis pelas passagens de ação, que estão sempre acompanhadas por mistérios e instigações. Além dessas cenas, há outras que aparecem sutilmente,mas que demonstram grandes revelações. Um exemplo que comprova tal afirmativa é quando temos capítulos sob perspectivas do Rei, no qual ficamos cientes,diante de suas atitudes, do quão controlador e perverso ele estar disposto a ser para que tudo fique sob o seu controle.

Algo que, na minha opinião, teve um destaque significativo e positivo, é o fato da inclusão de personagens femininas fortes e decididas (olá Celaena e princesa Nehemia), fugindo de estereótipos de que garotas são frágeis e fúteis e vivem sempre em função de um interesse amoroso.

 Sério, não pensem que estou afirmando isso pelo fato de Cealena ser uma assassina e por este motivo pedir por um mundo com mais garotas assassinas, não. Mas sim pela forma que ela lidou com as dificuldades que lhe foram impostas, de como ela se adaptou às condições de sobrevivência quando perdeu sua família, e sobre o fato de ter se tornado assassina ser consequência da situação em que se encontrava no momento. E apesar de tudo isso, ela consegue encontrar forças no seu interior, lutar pelos seus objetivos e ideais, em busca de algo que almeja a muito tempo: ser livre.

E algo que não poderia faltar: uma pitada de romance! Sim, o romance se desenvolve de forma gradativa e quando percebemos temos um triângulo amoroso. Calma, não levem isso como um argumento negativo contra o livro, pois é algo que aparece mais como um segundo plano e como disse anteriormente, Celaena não é dessas mocinhas com as quais estamos acostumadas.

Como o livro foi para minha lista de favoritos, adorei saber que ele é apenas o primeiro de uma saga de seis livros! O segundo volume da série "Coroa da meia-noite"  está previsto para ser lançado em agosto pela editora Galera Record. E também estão disponíveis em inglês alguns contos que abordam a vida de Celaena antes de ir para Endovier. 


De modo geral, Trono de Vidro é mais que recomendado para leitores que gostam de histórias de fantasias repletas de ação,suspense,drama,magia,etc. 



4 Comentários

  1. Oiii :)
    O gênero desse livro é um dos que eu mais gosto, como você disse, tem ação, suspense, drama, magia, etc. Porém infelizmente a história não me cativou... E outro fato que me desanimou é que o livro faz parte de uma série.
    Apesar da sua crítica positiva, no momento eu não me interessei pelo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse livro tem tudo o que gosto em livros de fantasia/aventura. Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e você fez este livro entrar para minha lista de compras com toda a certeza.

    Primeira vez que venho por aqui e já estou seguindo pelo GFC, se puder dê uma passadinha lá no meu blog.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Participe do Top Comentarista | Grupo Amantes da Literatura no Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi :)

    Estou com esse livro na estante e muito empolgado para ler, espero gostar. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha visto o livro. Ele não me atraiu, a história não me agradou ):
    Deixo pra quem gosta.
    bj, dréa

    ResponderExcluir

Já que leu a postagem, por que não comentar? Ficaríamos muito felizes ao ler sua opinião sobre o que foi escrito. Caso tenha um blog, deixe o link abaixo do seu comentário que retribuiremos assim que for possível =)